KINKAKU-JI
do Brasil
É é uma réplica do templo Kinkaku-ji japonês de mesmo nome construído no século XIV, em Kioto - Japão e assim como seu modelo, é banhado por um lago povoado por carpas coloridas.
O nosso Kinkaku-ji é um templo ecumênico e um cinerário, ao passo que o Kinkaku-ji japonês é um templo de orientação zen-budista.
Vale o turismo cultural.
O Kinkaku-ji do Brasil foi idealizado por ALONZO BAIN SHATTUCK, um norte-americano que morou no Japão do pós-guerra durante 15 anos.
O Kinkaku-ji do Brasil foi construído em concreto armado e revestido com cedro, que recebeu uma pintura dourada especial em vez de ser folhado a ouro como o Kinkaku-ji do Japão.
Em seu interior há várias salas para celebração de cerimônias ecumênicas e um cinerário com vários columbários somando mais de cinco mil nichos permanentes
O templo foi desenhado e erguido pelo arquiteto Takeshi Suzuki.
A construção teve a participação de dois escultores japoneses: Noburo Norisada e Kanto Matsumoto.
Em seu interior, além de vários columbários, há salas onde se realizam cerimônias ecumênicas como missas, batismos e casamentos.
Com uma certa frequência, realizam-se cerimônias fúnebres pós-cremação seguindo o rito japonês e o costume de preservar as cinzas dos seus ancestrais.
Alonzo era casado com um brasileira que adorava visitar o Kinkaku-ji, em Kioto.
Ela morreu muito cedo, de câncer, aqui no Brasil... e para homenageá-la, ele mandou erguer essa réplica, para guardar suas cinzas.
Como sua esposa era católica, o 1º pavimento do templo é de estilo cristão e, bem atrás do altar, está o nicho ( columbário ) com as cinzas de sua bem-amada.
Isto não lembra um pouco
a história de amor
do Taj Mahal, na Índia ?
ENKOJI
Um outro atrativo turístico adjacente ao parque é o Templo Enkoji (ver em "histórico", acima), que promove todo domingo a prática de meditação e orientação sobre ensinamentos budistas, dando assistência a quem queira iniciar essa prática.
A participação é gratuita e aberta a todos.
Em 2001 foi inaugurado o Enkoji ( = Templo
do Círculo Luminoso) : um templo zen-budista nas vizinhanças do Kinkaku-ji, fundado pelo Rev. Tensho Ohata.
Embora fisicamente próximos, e atuando em conjunto e sinergia desde sua fundação, o Enkoji é uma instituição distinta e autônoma em relação ao Kinkaku-ji / Vale dos Templos, tendo administração, horários e orientações de funcionamento próprios, voltado à orientação de ensinamentos, práticas e cerimônias budistas.
O Enkoji, como é comum aos templos budistas, abriga em seu interior uma sala para guarda de tabuletas memoriais ("ihai"), em homenagem aos ancestrais familiares.
O parque, tem quiosques, churrasqueiras e WCs distribuídos aqui e ali, que sugerem e convidam a um piquenique no local.
Rua Camarão, 220 – Chácara das Palmeiras
Fone 4666-4895
Nenhum comentário:
Postar um comentário