Translate

Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

PORTO SEGURO - BA : aqui começou a História do Brasil.

CABRAL não descobriu o Brasil :
sua 'Carta de Comando'  dizia para "tomar posse da terra" (por causa do Tratado de Tordesilhas) e concluir viagem na Índia.

Ele se chamava "PEDR'ALVAREZ DE GOUVEA"
só se denominou "Cabral" quando seu pai faleceu e ele herdou-lhe o nome por ser o primogênito.

Assim como fez o escrivão PERO VAZ DE CAMINHA, o médico da esquadra , JOÃO FARAS, também escreveu ao rei dizendo que visse no mapa de "Bizagudo"  (Pero Vaaz da Cunha), o lugar exato onde eles estavam.

Portanto,
quando Gouvea aqui veio já existia um mapa do Brasil lá em Portugal.

Você já sabia disso ?

Seus professores de História nunca lhe contaram ?
Nem eles devem conhecer essas particularidades, porque nosso ensino é muito superficial.

Então, pesquise e descubra fatos interessantíssimos !

A  HISTÓRIA se faz com documentos .

Este é o primeiro documento
da HISTÓRIA DO BRASIL  :
 sua certidão de nascimento.

Inicio da Carta de Pero Vaz de Caminha,
 Torre do Tombo,
 Lisboa.

OBS : para facilitar a leitura, separei os parágrafos ...

Senhor
( ... )
E , portanto, Senhor, do que hei-de falar começo:
E digo quê: A partida de Belém foi, como Vossa Alteza sabe, segunda-feira 9 de Março.
E sábado, 14 do dito mês, entre as 8 e 9 horas, nos achámos entre as Canárias, mais perto da Grande Canária.
E ali andámos todo aquele dia em calma, à vista delas, obra de tres a quatro léguas.
E domingo, 22 do dito mês, às dez horas mais ou menos, houvemos vista das ilhas de Cabo Verde, a saber da ilha de São Nicolau, segundo o dito de Pero Escolar, piloto.
Na noite seguinte à segunda-feira amanheceu, se perdeu da frota Vasco de Ataíde com a sua nau, sem haver tempo forte ou contrário para poder ser!
Fez o capitão suas diligências para o achar, em umas e outras partes, mas... não apareceu mais!
E assim seguimos nosso caminho, por este mar de longo, até que terça-feira das Oitavas de Páscoa, que foram 21 dias de Abril, topámos alguns sinais de terra, estando da dita Ilha - segundo os pilotos diziam, obra de 660 ou 670 léguas - os quais eram muita quantidade de ervas compridas, a que os mareantes chamam botelho, e assim mesmo outras a que dão o nome de rabo-de-asno.
E quarta-feira seguinte, pela manhã, topámos aves a que chamam furabuchos.
Neste mesmo dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra !
A saber, primeiramente de um grande monte, muito alto e redondo  ;  e de outras serras mais baixas ao Sul dele ;  e de terra chã, com grandes arvoredos ;  ao qual monte alto o capitão pôs o nome de   O Monte Pascoal   e à terra   A Terra de Vera Cruz !
Mandou lançar o prumo.
Acharam vinte e cinco braças.
E ao sol-posto umas seis léguas da terra, lançámos ancoras, em dezanove braças - ancoragem limpa.
Ali ficámo-nos toda aquela noite.
E quinta feira, pela manhã, fizemos vela e seguimos em direitura à terra, indo os navios pequenos diante - por dezassete, dezasseis, quinze, catorze, doze, nove braças - até meia légua da terra, onde todos lançámos ancoras, em frente da boca de um rio.
E chegaríamos a esta ancoragem às dez horas, pouco mais ou menos.
E dali avistámos homens que andavam pela praia, uns sete ou oito, segundo disseram os navios pequenos que chegaram primeiro.
Então lançámos fora os batéis e esquifes.
E logo vieram todos os capitães das naus a esta nau do Capitão-mor.
E ali falaram.
E o Capitão mandou em terra a   Nicolau Coelho  para ver aquele rio.
E tanto que ele começou a ir-se para lá, acudiram pela praia homens aos dois e aos três, de maneira que, quando o batel chegou à boca do rio, já lá estavam dezoito ou vinte.
Pardos, nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas.
Traziam arcos nas mãos, e suas setas.
Vinham todos rijamente em direcção ao batel.
E Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos.
E eles os depuseram, mas não pôde deles haver fala nem entendimento que aproveitasse, por o mar quebrar na costa.
Somente arremessou-lhe um barrete vermelho e uma carapuça de linho que levava na cabeça, e um sombreiro preto.
E um deles lhe arremessou um sombreiro de penas de ave, compridas, com uma copazinha de penas vermelhas e pardas, como de papagaio.
E outro lhe deu um ramal grande de continhas brancas, miúdas que querem parecer de aljôfar, as quais peças creio que o Capitão manda a Vossa Alteza.
E com isto se volveu às naus por ser tarde e não poder haver deles mais fala, por causa do mar.
À noite seguinte, ventou tanto sueste com chuvaceiros que fez caçar as naus.
E especialmente a Capitaina.
E sexta pela manhã, às oito horas, pouco mais ou menos, por conselho dos pilotos, mandou o Capitão levantar âncoras e fazer vela.
E fomos de longo da costa, com os batéis e esquifes amarrados na popa, em direcção Norte, para ver se achávamos alguma abrigada e bom pouso, onde nós ficássemos, para tomar água e lenha.
Não por nos já minguar, mas por nos prevenirmos aqui.
E quando fizemos vela estariam já na praia assentados perto do rio obra de sessenta ou setenta homens que se haviam juntado ali aos poucos.
Fomos ao longo, e mandou o Capitão aos navios pequenos que fossem mais chegados à terra e, se achassem pouso seguro para as naus, que amainassem.
E velejando nós pela costa, na distância de dez léguas do sítio onde tínhamos levantado ferro, acharam os ditos navios pequenos um recife com um porto dentro, muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada.
E meteram-se dentro e amainaram.
E as naus foram-se chegando, atrás deles.
E um pouco antes de sol-pôsto amainaram também, talvez a uma légua do recife, e ancoraram a onze braças.

( ... )

Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos.

Contudo a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque neste tempo d'agora assim os achávamos como os de lá.

Águas são muitas; infinitas.
Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem !
Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente.
E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.
E que não houvesse mais do que ter Vossa Alteza aqui esta pousada para essa navegação de Calicute bastava.
Quanto mais, disposição para se nela cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber, acrescentamento da nossa fé !
E desta maneira dou aqui a Vossa Alteza conta do que nesta Vossa terra vi.
E se a um pouco alonguei, Ela me perdoe.
Porque o desejo que tinha de Vos tudo dizer, mo fez pôr assim pelo miúdo.
E, pois que, Senhor, é certo que tanto neste cargo que levo como em outra qualquer coisa que de Vosso serviço for, Vossa Alteza há-de ser de mim muito bem servida, a Ela peço que, por me fazer singular mercê, mande vir da ilha de São Tomé a Jorge de Osório, meu genro - o que d'Ela receberei em muita mercê.
Beijo as mãos de Vossa Alteza.
Deste Porto Seguro, da Vossa Ilha de Vera Cruz, hoje, sexta feira, primeiro dia de Maio de 1500.

[ Nota  :  repararam, no final da carta,  o pedido de um jeitinho para o rei trazer para Portugal  o seu genro Jorge, que estava na ilha de São Tomé ?   Assim começamos ... ]

TV Globo - "Fantástico" , 1999 :
O primeiro olhar malicioso, de Pero Vaz de Caminha.

MEMORIAL DA EPOPÉIA DO DESCOBRIMENTO :

aqui, você entra e caminha
por dentro de uma caravela !

Seus  'cicerones'  são jovens estudantes,
vestidos como portugueses e índias.

Só aqui você entra e anda dentro de uma caravela

O  INICIO  DESSA  HISTÓRIA ...

Em 1492,
CRISTÓVÃO COLOMBO,
um genovês a serviço do recém criado “REINO DA ESPANHA”, DESCOBRE A AMÉRICA.
A notícia desagradou aos portugueses que, numa política de segredos, já haviam estado em terras ao ocidente.
Portugal reclama à Espanha e os dois países decidem assinar um TRATADO, em TORDESILHAS  (dia 07/06/1494), para dividirem as terras :
  -  estabelecem como demarcação um meridiano de 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde.
  -  uma cláusula determina que, cada nação, deve “tomar posse” das terras que lhe pertencem, documentando o fato e apresentando-o ao rival.   Fixaram um prazo.

PORTUGAL,
que estava mais interessado em firmar comércio com "AS ÍNDIAS", dado o sucesso do contorno da África feito por  VASCO DA GAMA  (1497/8),  montou uma esquadra com 13 caravelas, deu o comando ao fidalgo "PEDR’ALVAREZ DE GOUVEA"
  -  ele deveria  ‘tomar posse das terras ao ocidente’,  elaborar um documento, enviá-lo ao rei e prosseguir viagem até as  "Índias", para defender os interesses comerciais portugueses naquela rica região  [o objetivo era dominar a Índia].

TV Globo / Vanguarda, 1999
O frade que é descendente de Cabral

"PASSARELA DO ÁLCOOL"
e
"LUAL"  na  ILHA DOS AQUÁRIOS

Depois que a coroa portuguesa tomou posse da terra do Brasil, envia expedições exploradoras, extraindo pau-brasil e tudo o que pudesse oferecer lucro de venda na Europa.

E quando ingleses e franceses começam a rondar esta terra, mandam expedições guarda-costas.

O Brasil só começa a ser efetivamente colonizado quando os portugueses foram expulsos da Índia, pelos hindús, através  de derrotas armadas.

Para recuperar sua frágil economia, enviam aqui expedições colonizadoras para  iniciarem o ciclo do açúcar  -  lucrativa atividade econômica  desenvolvida com sucesso nas ilhas atlânticas da costa africana.